O Profissional

O PROFISSIONAL

Cortesia e Respeito

Célio Dias, o rapaz que eu conheci, no mesmo bairro que nos viu crescer – bairro branco do Monte de Caparica. Um rapaz de origens humildes, mas com muitas paixões. Arquiteto de sonhos que com determinação e auto – conhecimento vai passando da imaginação à realidade.

Com 23 anos é um dos judocas mais promissores do judo português; já brilhou em alguns dos maiores palcos do judo mundial, como o Grand Slam de Paris  onde em 2015 conquistou a medalha de bronze – um passo gigante que consolidou a sua entrada no leque dos atletas apurados para os Jogos Olímpicos. Em Agosto de 2016, entrará na história do olimpismo, estreando-se nos Jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Um grande feito para o miúdo franzino, com umas pernas enormes, que com 13 anos entrou no tapete daquele nosso bairro e começou a aprender as primeiras técnicas. Judogui vestido, cinto apertado e pé descalço é tudo o que precisa quando entra no tapete para lutar, o resto corre-lhe no sangue. Determinado, emotivo e cheio de garra, tal como no tapete, os combates da vida são para vencer. Festeja cada vitória como se fosse a primeira e persegue a seguinte como se fosse a última.

Apaixonado por moda, sempre que pode desfila dos tapetes da competição para os tapetes das passarelas de moda, dos holofotes do pódio para as luzes das sessões fotográficas. Ler e dançar são “apenas mais duas” das suas obsessões. O ritmo africano corre-lhe no corpo; não há dia em que não o vejamos a ouvir música ou a dançar. Por momentos, esquece o que está a seu redor e entra numa outra dimensão onde a batida marca o ritmo dos seus movimentos. É normal termos de o chamar ao mundo real, mundo onde ele agora cumpre mais um sonho – ser blogger.

Por Telma Monteiro

2016

Agosto

Jogos Olímpicos

Participação

2015

Outubro

Grand Slam Paris

Medalha de bronze

Junho

Grand Prix Budapeste

Medalha de ouro

Março

Open Africano de Casablanca

Medalha de ouro

2014

Outubro

European Open de Lisboa

Medalha de bronze

2013

Agosto

Campeonato Mundial de Judo

7º lugar

2012

Novembro

Taça da Europa de Málaga

1º lugar

Novembro

Campeonato da Europa de Sub-23

9º lugar

Dezembro

Sport Lisboa e Benfica

Representação