PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL – UM ATLETA COM UMA DOENÇA MENTAL – PARTE VII

27 Set 2018
Desenvolvimento Pessoal, Pessoal
psiquiatria20_50

PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL – UM ATLETA COM UMA DOENÇA MENTAL – PARTE VII

Os seres humanos nasceram com duas necessidades básicas: serem amados e evitar o sofrimento; por um lado, desejamos sentirmo-nos importantes e queridos, mas, por outro lado, desejamos não sofrer. Como a doença mental já me trouxe o sofrimento que tenho vindo a relatar nos artigos anteriores, hoje venho contar-vos a história da minha adopção.

 

UM FILHO DESEJADO

Os meus pais são refugiados: vieram para Portugal em 1975 para fugir à guerra colonial. Vieram para Portugal sem conhecer ninguém e sem nada. Passaram das fazendas e lavadeiras de Angola para enfrentar a pobreza e a fome num país que os acolheria com os braços semi-abertos – isto porque o apoio que muitos refugiados receberam foi deficitário e o cenário que foi proporcionado aos meus pais foi onde reinada a incerteza do dia de amanhã. Passou-se fome e privações; a primeira habitação dos meus pais foi um barracão de lata sem casa de banho e minado de insetos, répteis e roedores. Longas são as tardes em que me sento na cozinha a ouvir as histórias que a minha mãe conta acerca destes tempos longínquos. Quando fui parar às mãos da minha mãe tinha quinze dias; na altura ela tomava conta de crianças como modo de subsistência. Quando celebrei um mês fiquei ao total encardo de uma família pobre constituída pelo meu pai, pela minha mãe e pelos meus seis irmãos (tenho quinze sobrinhos!). Nesta altura fui acolhido no ceio de uma família que me acolheu de abraços abertos: que amor é este que quebra as barreiras do preconceito e da discriminação? (A minha família é toda branca!); que amor é este  que acolhe nas mãos um novo rebento e decide deliberadamente iluminá-lo com a sua luz?

Quero que fiques a pensar nestas questões e no poder de um amor que quebra barreiras: Não te esqueças – Está tudo em Ti!

 

  • Blogue
  • Célio Dias
  • Days of Light and Fights
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Pessoal