PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL – UM ATLETA COM UMA DOENÇA MENTAL – PARTE VIII

28 Set 2018
Desenvolvimento Pessoal, Pessoal
psiquiatria20_50

PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL – UM ATLETA COM UMA DOENÇA MENTAL – PARTE VIII

Hoje não estou a ter um dia fácil mas estou a fazer um esforço para me manter positivo: as vozes estão a atormentar-me desde manhã; não é fácil gerir o meu mundo interno e coordená-lo com o meio físico que me envolve. Quando me sinto assim é como se estivesse fora da realidade e alguém comandasse o meu corpo; é como se o verdadeiro Célio fosse submerso num mar de sargaço e fosse difícil manter-me à tona. Estou, de repente, no  meio de areias movediças e quanto mais luto para sair mais me afundo. No entanto, estou contente porque apesar de tudo consigo cumprir as minhas tarefas diárias. Já não estou a tomar um dos comprimidos para dormir – o Morfex – o que já representa uma vitória.

 

BOLA DE NEVE

Esta minha nova condição psiquiátrica é uma total novidade para mim. Mas o que será a causa de todos estes pensamentos obsessivos e sem sentido? Existem duas possibilidades: a primeira relaciona-se com o meu passado e outra com um traço de personalidade. Por um lado, possíveis traumas de infância  estarão neste momento a emergir; é como se as peças de roupa tivessem todas trocadas e espalhadas pelo chão do meu subconsciente, de súbito, surge uma personagem que pede que tudo aquilo seja arrumado e organizado. Esta personagem que surge são as vozes que emanam deste cenário desorganizado para dizerem à minha matéria consciente para que tudo seja limpo. Por outro lado, a minha incapacidade de ser flexível comigo próprio pode explicar o quadro sintomatológico. Todas estas pressões resultam nesta combinação explosiva.

 

UM FOCO NO FUTURO

O que me ajuda a sobreviver nestas situações é a crença num Bem maior e que equaliza as minhas forças positivas e negativas. Quando te sentes submerso pela negatividade o que te ajuda a sobreviver? Escreve-me (celio.ucha.dias@gmail.com) a contar a tua história. Não te esqueças – Está tudo em Ti!

  • Blogue
  • Célio Dias
  • Days of Light and Fights
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Pessoal